quarta-feira, 14 de junho de 2006

Comendas existentes em finais do séc.XVIII

Segundo o códice da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Ordem de Malta teria, ao tempo em que era Prior do Crato o Infante D. Pedro (futuro D. Pedro III), além do Priorado do Crato e da Bailiagem de Leça, as seguintes comendas:
Vera Cruz, S. João de Alporão, Elas e Montouto, Algoso, Távora, Oleiros, Oliveira do Hospital, Poiares, Rossas, Barrô, Vila Cova, Moura Morta, Corveira, Águas Santas, Chavão, Sernancelhe, Fregim, Torres Vedras, Ansemil, Covilhã, Trancoso, Aldeia Velha, Fontes
.
Já o Pe. António Lourenço Farinha, sem indicação de fonte, refere que nos finais do século XVIII a Ordem tinha 32 comendas não contando com o Grão Priorado do Crato e comendas anexas, apontando um rendimento anual na casa de 95 contos, quantia impressionante para o tempo:
Leça e Lango, Acre e Fregim, Abreiro, Águas Santas, Barró, Vera Cruz, Sernancelhe, Chavão, S. Cristovam, Covilhã, Elvas e Montoito, Santa Eulália, Freixiel, Fontes, Frossos e Rossas, S. João de Carvoeira, Alvações, Aldeia Velha, Algoso e Moura Morta, Ansemil, Moura Morta, Oleiros, Oliveira do Hospital, Poiares, Rio Meão, S. João de Alporão, Tavora, Torres Vedras, Trancoso, Vila Cova, Vilarinho dos Freires, Vera Cruz e Portel.
.
Uma pesquisa recente, além do Bailiado de Leça e do Priorado do Crato - possuidor ele próprio de 25 comendas - inventaria mais de setenta comendas distribuídas por diversas épocas.

Sem comentários: