quinta-feira, 29 de junho de 2006

D. Pedro Manoel de Vilhena, sobrinho neto de D. Pedro Manoel de Vilhena

Árvore de costados de habilitação para admissão na Ordem de Malta de D. Pedro Manoel de Vilhena, sobrinho neto do Grão Mestre D. António Manoel de Vilhena
Museum of the Order of St. John, Londres
Século XVIII
.
Dada a frequente confusão que é feita em relação ao parentesco deste D. Pedro Manoel de Vilhena, nomeadamente, com D. Pedro Manoel de Vilhena e D. António Manoel de Vilhena, seus tios avós, o que, diga-se em abono da verdade, não é dificil suceder, vejamos a ascendência paterna de D. Pedro:
--D. Pedro Manoel de Vilhena (irmãos: D. Cristovão Manoel de Vilhena, D. António Manoel de Vilhena, D. João Manoel de Vilhena, Inês Manoel de Vilhena, D. Ana Manoel de Vilhena, D. Antónia Manoel de Vilhena, Henrique Manoel de Vilhena e D. Fernando Manoel de Vilhena), era filho de D. Sancho Manoel de Vilhena e D. Lourença Francisca de Melo.
--D. Sancho Manoel de Vilhena (Pai), era filho de D. Cristovão Manoel de Vilhena, 2º Conde de Vila Flôr, e de Joana de Mascaranhas.
--D. Cristovão Manoel de Vilhena (Avô), 2º Conde de Vila Flôr (irmãos: D. António Manoel de Vilhena, Grão-Mestre da Ordem de Malta, D. Henrique Severim Manoel de Vilhena, Francisco Manoel de Vilhena, D. João Manoel de Vilhena, D. Pedro Manoel de Vilhena, D. Maria Ana de Noronha), era filho de D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flôr, e de Ana de Noronha.
--D. Sancho Manoel de Vilhena (Bisavô), 1º Conde de Vila Flôr, era filho de D. Cristovão Manoel de Vilhena, Comendador de Macains e de Joana de Faria.
--D. Cristovão Manoel de Vilhena (Trisavô), era filho de Francisco Manoel de Vilhena, alcaide-mór de Portel, e de Beatriz da Silva Menezes.
.
D. Pedro Manoel de Vilhena (1722...), que antecede D. António Manoel de Vilhena (1723...) como Comendador de, entre outras, Frossos (Albergaria-a-Velha), Rossas (Arouca) e Rio Meão (Santa Maria da Feira), e D. João Manoel de Vilhena (1724...), que sucede a este último nestas mesmas Comendas, sobrinhos-netos do renomado Grão-Mestre.
Na imagem, Escudo com as armas dos Vilhenas, colocado no altar-mór da Igreja da Comenda de Rossas.

Sem comentários: