quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FREI D. LUÍS MENDES DE VASCONCELOS

FREI D. LUÍS MENDES DE VASCONCELOS (1541-1623), 55.º Grão-Mestre da Ordem de Malta (17.IX.1622-07.III.1623).
Natural de Évora, onde terá nascido por volta de 1541, era filho de Francisco Mendes de Vasconcelos e sua mulher D. Isabel Pais de Oliveira. Desde muito cedo que a Ordem o pretendeu entre os seus e para isso fez as devidas provanças, chegando a Malta em 1 de Abril de 1572.
Antes de rumar a Malta serviu algum tempo junto à pessoa do Senhor D. João de Áustria, Generalíssimo do Mar e filho natural do Imperador Carlos V.
Foi Capitão da Galé Esperança por dois anos. Desempenhou as funções de Auditor, Procurador de Encarcerados e Comissário de Pazes. Foi ainda Recebedor da Religião em Portugal, entre 1589 e 1598, Embaixador da Religião em Roma e Conservador Conventual, de que passou a General de Galés, em 1613. Foi ainda Bailio de Aquila e de Acre.
Por seu primeiro cabimento teve a Comenda de Elvas e Montoito, que deixou melhorando-a com a Comenda de Vera Cruz. Além destas teve de graça as Comendas de Rossas, Frossos e Algozo.
Eis que por fim atingiu o Grão-Mestrado da Ordem. Dignidade de que gozou por apenas um ano e, por isso, enquanto tal, não é muito significativa a sua obra. No entanto, no seu breve governo, demonstrou a grandeza do seu ânimo, a generosidade do seu pensamento e o zelo pela justiça. Foi sepultado na cripta da Igreja de S. João, em La Valleta, Malta.

Para mais desenvolvimentos, consultar: ALBUQUERQUE, Martim de, Portugal And The Order Of Malta. Aspects Of Europe, Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, 1998, pág.180 e seguintes.

Sem comentários: