sábado, 30 de junho de 2012

Igreja de Santa Luzia e São Brás, em Lisboa


A um ano de completar seis décadas desde a sua reinserção nas actividades de natureza espiritual da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, a Igreja de Santa Luzia e São Brás, situada em miradouro sobranceiro ao típico bairro de Alfama, em Lisboa, beneficiou recentemente de algumas obras de recuperação e renovação exterior, que se encontram já concluídas.
Apesar de se tratar de um imóvel de traça simples, esta Igreja, para além de sede da Ilustre Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, alberga um conjunto de sepulturas, distribuídas pela capela-mor, transepto e nave, patentes por meio de lápides e monumentos funerários, cujo conjunto mereceu a classificação como Monumento Nacional, por Decreto de 16.VI.1910.
___________
Post scriptum - No passado dia 4 de Julho, após a Missa Mensal, procedeu-se à inauguração de uma nova bandeira da Ordem no Terraço da Igreja de Santa Luzia e São Brás. Durante a Missa Mensal, os Membros da Ordem poderam ainda observar, pela primeira vez, os Quadros alusivos aos Quatro Grão-Mestres Portugueses, recentemente colocados no transepto da Igreja, junto às respectivas bandeiras heráldicas, por iniciativa do Ilustre Conselho, após empenhada diligência de S.E. o Senhor Vice-Presidente, Embaixador Manuel Côrte-Real.

Sem comentários: