quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Castelos das Ordens Militares", na rádio TSF

A presença das Ordens Militares em território nacional legou-nos um abundante património chegado até aos dias de hoje. Indissociáveis da reconquista Cristã e da organização do território pós reconquista as fortificações revelam-nos a importância do seu papel político e administrativo de então, bem como as soluções construtivas e seu contributo na formação da paisagem. Compreender quais os trabalhos que se têm desenvolvido a nível internacional para o conhecimento, salvaguarda e valorização deste património são algumas das questões a abordar com o jornalista Manuel Vilas-Boas que conversa com as Dras. Isabel Cristina Fernandes e Ana Carvalho Dias e os Professores Miguel Gomes Martins, Luís Filipe Oliveira e Joan Fuguet Sans.

É este o tema do próximo programa da TSF "Encontros com o Património", a transmitir no próximo sábado, dia 20 de outubro, pelas 12h00.

Recordamos a propósito alguns dos Castelos que pertenceram à Ordem dos Hospitalários: Castelo de Sernancelhe, Castelo de Algoso, Castelo de Amieira do Tejo, Castelo de Belver e Castelo do Crato.

Sem comentários: