terça-feira, 4 de dezembro de 2012

780 Anos do Foral dado à Vila do Crato

Aspeto do Foral da Vila do Crato dado pelo Prior e Convento
em 8 de Dezembro da Era de 1270
(Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
Assinalam-se no próximo sábado 780 Anos do «Foral da Vila do Crato dado pelo Prior e Convento aos 8 de Dezembro da Era de 1270», ano 1232 da Era Cristã.
Trata-se de um ato e uma efeméride muito importantes para a história e atualidade da Ordem de Malta em Portugal, a que se somam as felizes coincidências da dedicação da própria Igreja Matriz da Vila do Crato e da consagração desse dia pela Santa Igreja à Imaculada Conceição, padroeira de Portugal.
Não raro, pessoas, entidades e até mesmo alguma historiografia trazem confundida a Carta de Doação da Vila do Crato à Ordem do Hospital, em 23 de Maio da Era de 1270, com o Foral que, em sequência e com o objetivo de cativar povoadores, foi dado a esse senhorio do Crato por Mem Gonçalves, Prior da Ordem do Hospital, em 8 de Dezembro daquela mesma Era de 1270.
Este foi porventura um dos primeiros mais importantes atos da Ordem do Hospital no nosso país, atestando já a sua soberania e traduzindo a importância que tinha para o Reino.
Assim, importa esclarecer que o primeiro Foral dado à Vila do Crato foi um ato da Ordem do Hospital e não do rei D. Sancho II, pese embora, em boa verdade, só tenha sido possível por força da importante doação daquele senhorio alentejano feita por este Soberano e por força dos privilégios que os Soberanos seus antecessores e antepassados, seu pai D. Sancho I O Povoador e seu avô D. Afonso Henriques O Conquistador, outorgaram à Ordem, por tão quista e prestimosa na reconquista de território aos mouros, na sua consequente defesa e no seu povoamento, bem como na expansão da Fé Cristã.
Este é também um dos mais importantes acontecimentos da História da agradável e pitoresca Vila do Crato, de que esta muito se deve orgulhar, tanto mais quando a presença da Ordem de Malta nessa Vila imprimiu um dos seus aspetos de maior interesse, curiosidade, singularidade e diferenciação.
As entidades civis e religiosas da Vila do Crato têm vindo a dar provas de estima por estas características e identidade, o que muito as dignifica e enriquece, porque também muito digna e rica é a história da Ordem de Malta, cuja tradição e ação se encontra ser hoje continuada pela Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta (fundada em 1899), única entidade portuguesa herdeira da tradição histórica e assistencialista da então também denominada entre nós Ordem de São João do Hospital de Jerusalém, de Rodes e de Malta, comummente referida como Ordem de Malta.
_____________
Apontamento sobre a Sessão que teve lugar no dia 02 de Dezembro, nos Paços do Concelho da Vila do Crato - Comemorar a História do Crato

Sem comentários: