segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Visita Oficial da Ordem de Malta à Vila do Crato




No dia 2 de Dezembro S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa deslocou-se à Vila do Crato, antiga sede do Priorado da Ordem de Malta, a convite da Santa Casa da Misericórdia desta localidade do Alto Alentejo e da respetiva Câmara Municipal .
Acompanharam a visita S.E. o Sr. Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac e o Ex.º Sr. Secretário da Assembleia, Dr. João Pedro de Portugal Campos Henriques.
Ao fim da manhã foi celebrada a Santa Missa na Igreja Basílica do Crato por Monsenhor Paulo Dias, Pároco do Crato, e na presença dos membros da Santa Casa da Misericórdia e demais autoridades locais.
Seguidamente a delegação da Ordem de Malta dirigiu-se ao Hospital de Santo António unidade hospitalar sob a alçada da Santa Casa, tendo nessa ocasião sido descerrada uma placa alusiva à concessão do nome do Senhor Presidente da Ordem de Malta à "Unidade de Grandes Dependentes".
S.E. o Sr. Conde de Albuquerque usou da palavra, nessa ocasião tendo retribuído as palavras de amizade e de boas vindas então também proferidas pelo Ex.º Sr. Mário Cruz, Provedor da Santa Casa.
Posteriormente seguiu-se um almoço de convívio oferecido pela Santa Casa e ao princípio da tarde teve lugar no edifício dos Paços do Concelho a Sessão Solene evocativa de diversas datas comemoradas neste ano de 2012:
- Os 780 anos da atribuição do primeiro Foral ao Crato
- Os 500 anos da atribuição do Foral Novo ao Crato pelo Rei Dom Manuel I
- Os 350 anos de resistência do Crato às tropas de Dom João de Áustria, durante a Guerra da Restauração.
S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, a convite de S.E. o Sr. Presidente da Câmara, Dr. João Teresa Ribeiro usou da palavra nessa ocasião, proferindo uma alocução acerca da celebração destas efemérides e evidenciando os laços históricos e simbólicos entre a Ordem de Malta em Portugal e a Vila do Crato.
Posteriormente foram descerradas por S.E o Sr. Embaixador da Ordem de Malta e por S.E. o Sr. Presidente da Câmara uma placa alusiva a essas efemérides.
O dia acabou com uma visita guiada aos principais monumentos e edifícios desta Vila histórica.
Presente em todas as cerimónias o Exº Sr. Dr. Joaquim Mariano Cabaço, antigo Presidente da Assembleia Municipal, Diretor da União das Misericórdias Portuguesas e personalidade de grande destaque e relevo regional, cuja ação se revelou determinante para o êxito desta visita, contribuindo com a sua boa ação, eficaz e esclarecida para a solidificação dos laços de colaboração entre a Ordem de Malta e o Crato.
Ficaram assim, uma vez mais reforçadas as boas relações institucionais, de cooperação e de sólida amizade entre a Assembleia Portuguesa e o Município do Crato.

Sem comentários: