quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cruz de Malta na Heráldica Autárquica

Encontra-se já concluído o nosso levantamento da heráldica autárquica que ostenta a Cruz de Malta.
Este levantamento conta 80 brasões de freguesias e municípios portugueses, cuja Cruz de Malta figura entre os seus simbolos heráldicos, a maior parte das vezes, em chefe. Inclui ainda referência a cerca de uma dezena de freguesias e muncípios portugueses, cuja cruz oitavada não figura nos respectivos ordenamentos heráldicos, mas tiveram uma forte ligação à Ordem de Malta.
A este trabalho, que inclui já os referidos brasões, com a respectiva descrição, com referência à data de parecer pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Publicação no Diário da República e de Registo na Direcção-Geral das Autarquias Locais, estamos agora a juntar breve nota histórica, referente a cada uma das autarquias, com enfoque para a presença da Ordem de Malta.

1 comentário:

Unknown disse...

Precisava de saber se foi o Prof. Hernâni Monteiro que solicitou autorização para o Hospital de São João do Porto ter adoptado a Cruz de Malta no seu símbolo. Sabemos que foi escolhida pela comissão instaladora, mas nada mais se sabe. Até hoje, apesar de várias pesquisas, não consegui encontrar o "fio da meada".
Grata por alguma informação que possa ser útil,

Manuela Santos
Técnica Superior Bibliotecária