domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bombeiros Voluntários da "Cruz de Malta"

A pouco mais de cinco anos de completar um século de existência, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da “Cruz de Malta”, com o seu quartel-sede na Praça do Leão, em Lisboa, associou-se às Comemorações dos 900 Anos da Bula Pie Postulatio Voluntatis, de Pascoal II, que reconheceu e conferiu protecção ao Hospital de São João, fundado em Jerusalém. Esta importante efeméride para a história da Ordem esteve assim na origem da Cerimónia que hoje teve lugar no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários da "Cruz de Malta", e contou com a presença de S.E. o Senhor Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac de Barros, S.E. o Senhor Conde de Albuquerque, presidente do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, o Senhor Dr. João Pedro de Campos Henriques, secretário do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, o Senhor Tenente-Coronel João Alvelos, Assessor do Hospitalário, e Duarte Pizarro, em representação do Corpo de Voluntários.
 
 
 
 
O contexto histórico-social da segunda década do século passado, caracteriza-se pela ocorrência e decorrências do primeiro conflito bélico mundial (1914-1918) a que se somaram algumas epidemias, nomeadamente a denominada Gripe Espanhola (1918-1919), identificada no começo de março de 1918 em tropas dos Estados Unidos, mas que em outubro de 1918 estava já espalhada por todos os continentes, tornando-se numa pandemia mundial. Com efeito, apesar de pouco duradouro, tratou-se de um flagelo extraordinariamente violento e mortal que ao fim de seis meses tinha já dizimado cerca de 25 milhões de pessoas, havendo estimativas que apontam mesmo para um número duas vezes maior.
Em 27 de setembro de 1918, volvidos apenas 19 anos desde a fundação da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, um grupo de Cavaleiros, motivado pelo espírito fundador e por preocupações assistencialistas decorrentes, nomeadamente, da epidemia que então grassava impiedosamente, funda a 1.ª Secção Auxiliar de Socorros da cidade de Lisboa, com a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da “Cruz de Malta”, sob o lema "Pro Fide et Pro Utilitate Hominum".
Um lema que nos recorda o espírito que esteve na origem da fundação da Ordem há mais de 900 Anos em Jerusalém e coincide com o ambiente de Fé que se começava então a viver em Portugal com as Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, pouco mais do ano antes da fundação deste Corpo de Bombeiros. Em pouco tempo, os Bombeiros Voluntários da "Cruz de Malta", para além dos serviços prestados na sua área de influência, estavam na estrada a auxiliar os peregrinos a Fátima, tal qual a Ordem o faz ainda hoje, tal qual a Ordem o fez outrora aos peregrinos à Terra Santa.
 
O espírito de Fé, de voluntariado e assistencialismo que une a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta e a Associação dos Bombeiros Voluntários da “Cruz de Malta”, que entretanto fizeram o seu próprio caminho, teve assim hoje um feliz, enriquecedor e promissor encontro com a história.

Com a devida vénia à Associação dos Bombeiros Voluntários da "Cruz de Malta", apresentamos seguidamente algumas fotos do seu arquivo histórico.

 

 





 

Sem comentários: