sábado, 21 de fevereiro de 2015

Estatutos das Religiosas Maltezas de S. João da Penitencia da Villa de Estremoz


Doutor João Nunes da Silveira, Conego da Bafilica Patriarcal de Santa Maria de Lisboa, Provifor, e Vigario Geral do Grão Priorado do Crato, &c. Faço faber ás RR. Madres Prioreza, Vigaria, e mais Religiofas do Real Mofteiro de São João da Penitencia da Villa de Eftremoz, que refolvendo o Sereniffimo Senhor Infante D. Pedro, Grão Prior do Crato, reformar os Eftatutos deffe Mofteiro em virtude da faculdade, e poderes, que lhe eftão concedidos pela Santa Sé Apftolica, e fe efpecificão na Bulla Regimini do Beatiffimo Padre Paulo Papa III, e em atenção á muito grande, e notoria neceffidade, que havia defta reforma, não fó para a precifa coherencia, que devem ter os Eftatutos com a Regra novamente reformada pelo mesmo Senhor, mas tambem para a boa confervação, e augmento efpiritual, e temporal deffe mefmo Mofteiro, me mandou os novos Eftatutos, e me ordenou fizeffe logo dar à execução a fua prompta, e fiel obfervancia por meio do feu Real Decreto, cujo theor he o feguinte: = Por me conftar que os Eftatutos antigos das Religiofas Maltezas de Eftremoz não eftavão accommodados ao novo governo, e fujeição, em que actualmente fe achão, nem coherentes com a Regra das mefmas Religiofas novamente reformada por minha Real ordem, fui fervido mandar fe reformaffem os ditos Eftatutos, ou fe fizeffem de novo os que baixão com efte Decreto, e ordeno que fe cumprão, e guardem como nelles fe contém. O meu Provifor do Crato o tenha affim entendido, e mande paffar as ordens neceffarias para a fua pontual obfervância, e execução. Belém 27 de Dezembro de 1761. Com huma Rubrica do Sereniffimo Senhor Infante.=
Segue a redação dos novos Estatutos, lavrados em 50 páginas.
Os novos Estatutos foram aceites e publicados em 01 de janeiro de 1762.

Sem comentários: