terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL - CONTRIBUTO DA ORDEM DE MALTA

Por proposta da Comissão Europeia o Parlamento Europeu adoptou a Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018). O AEPC 2018 é enquadrado pelos grandes objectivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.
Trata-se, pois, de uma oportunidade importante para a realização de iniciativas em diferentes níveis - europeu, nacional, regional e local - envolvendo todas as entidades públicas e privadas que se queiram associar.
A qualidade, a quantidade de parceiros envolvidos e a diversidade de iniciativas associadas ao AEPC 2018 contribuirão, certamente, para dar uma nova visibilidade à Cultura e ao Património, e para os colocar num patamar distinto, reconhecendo a sua importância e o seu carácter transversal na sociedade.


CONTRIBUTO DA ORDEM DE MALTA

O trabalho "A CRUZ DA ORDEM DE MALTA NOS BRASÕES AUTÁRQUICOS PORTUGUESES", para além da temática heráldica tratada, constitui uma proposta de congregação de esforços, a nível nacional, regional e local, abrangendo as áreas geográficas das autarquias que integram hoje antigas comendas da Ordem de Malta no território português, com vista a prosseguir muitos dos objectivos agora elencados na Decisão que estabelece 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural.
Razão pela qual, a propósito do lançamento e apresentação do referido trabalho, tem vindo a ser apresentada às respectivas freguesias e municípios a disponibilidade para organizar in loco e/ou integrar sessões, palestras, conferências e outras iniciativas que possam enquadrar o contributo histórico e actual para a valorização cultural e patrimonial nacional, regional e local.

Sem comentários: